Infecção Urinária, ou Infecção do Trato Urinário (ITU), é uma condição causada pela proliferação de microrganismos, geralmente bactérias, em qualquer parte do sistema urinário. Esse sistema é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
A causa mais comum é a bactéria Escherichia coli (E. coli), que normalmente vive no intestino e pode migrar para o trato urinário.
A infecção pode ser classificada dependendo da área que afeta:
- Cistite: É a infecção mais comum e afeta a bexiga. Causa sintomas como ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro mesmo com pouca urina, e dor na parte inferior do abdômen.
- Pielonefrite: É uma infecção mais grave que atinge os rins. Além dos sintomas da cistite, pode causar febre alta, calafrios, dor nas costas (região lombar), náuseas e vômitos.
- Uretrite: É a infecção da uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo. Seu principal sintoma é a ardência durante a micção.
As mulheres são mais suscetíveis a infecções urinárias devido à anatomia (a uretra feminina é mais curta e mais próxima do ânus, facilitando a entrada de bactérias).
É uma condição que exige diagnóstico e tratamento médico, geralmente com antibióticos, para evitar complicações.